São Paulo, 23 de Agosto de 2019

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Liderar é Preciso

Liderança não se impõe de um dia para o outro, se conquista ao longo de um período, com dedicação, empenho e comprometimento naquilo que se faz, para que se obtenha resultados satisfatórios.

Em toda empresa que se preze, é preciso levar em consideração alguns fatores para se obter resultados cada vez mais satisfatórios. Sem dúvida, o fator liderança é fundamental para qualquer farmácia, seja ela parte de uma grande rede ou mesmo uma farmácia de pequeno porte. De nada adiantarão apenas ótimos conhecimentos técnicos e procedimentos bem formalizados; é preciso liderar corretamente para que se obtenham resultados satisfatórios.

Ser um bom líder é conseguir os resultados almejados por meio de uma equipe bem treinada e ter plena confiança de que o caminho traçado é bom para todos os envolvidos. Porém, a dúvida é: como sei se realmente sou ou tenho um líder dentro de minha farmácia?

Para que esse fator seja medido, é preciso desenvolver e medir ações junto a sua equipe. Assim, será possível avaliar em que ponto a equipe está preparada ou até que ponto estou fazendo minha parte como líder. Observe, a seguir, algumas ações essenciais para que se possa começar a formalizar o processo de liderança em sua farmácia:

  • É preciso criar um sistema de metas desafiadoras e consistentes para todas as pessoas de sua equipe, sejam elas da área administrativa ou de vendas, e começar a medir até que ponto sua equipe realmente está empenhada.
  • Promover treinamento periódico de sua equipe e ver se realmente está havendo um domínio de conhecimento e dos métodos que estão sendo ensinados a ela. Disseminar conhecimento é ótimo, porém é preciso conferir se todos o assimilaram de forma correta.
  • Você, como líder, também deve participar de treinamentos e se atualizar constantemente sobre seu mercado, a fim de repassar conhecimento e segurança a sua equipe.
  • Sempre supervisionar se os conhecimentos adquiridos e os métodos estabelecidos dentro da farmácia estão sendo seguidos de forma correta em todos os departamentos.
  • Criar e colocar em prática um sistema de avaliação de desempenho para todos os funcionários.
  • Mostrar a sua equipe que toda tomada de decisão que afete um processo em sua totalidade está sendo feita em cima de informações consistentes e confiáveis para que nunca se sintam inseguros e desestimulados a alcançar seus objetivos.
  • Começar a fazer valer uma cultura que até agora tem sido pouco vista no varejo farmacêutico, que é a de tomar decisões de acordo com as necessidades e a realidade dos fatos.

Estas são ações muito fáceis de colocar no papel, porém é preciso empenho e dedicação para implementá-las na prática. Não se pode esquecer, também, que a liderança, para ser conquistada e reconhecida, leva tempo e, como a maioria das vezes queremos resultados imediatos, podemos achar que estamos no caminho errado por não ver resultados em curto prazo.

Lembre-se: liderança não se impõe de um dia para o outro; liderança se conquista ao longo de um período, com dedicação, empenho e comprometimento com aquilo que se faz.

Adriano Roberto Schinetz é economista, consultor e diretor da Gestão Farma Consultoria.

Fonte: Revista Guia da Farmácia

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